

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe registrou um aumento de 124% no número de afogamentos no estado, com os resgates saltando de 57 ocorrências no ano anterior para 157 no período mais recente. Os dados foram divulgados pelo Major Cordeiro, que alertou para os riscos decorrentes de imprudência, consumo de bebidas alcoólicas e falta de supervisão de crianças em ambientes aquáticos.
O militar destacou que o crescimento no número de resgates com vida reflete também a atuação eficiente da corporação durante o carnaval e o verão. No entanto, os óbitos também seguem em alta: foram 12 mortes registradas no ano anterior, contra 9 contabilizadas até o momento atual. "Esse 124% de aumento são de pessoas resgatadas com vida, graças à competência dos nossos bombeiros", afirmou o Major Cordeiro, ressaltando que muitos casos envolvem banhistas que desconhecem as características das regiões onde entram na água.
Entre os fatores que contribuem para os acidentes, o oficial listou o desrespeito à sinalização de perigo, a entrada em rios e cachoeiras sem conhecimento prévio do local e a ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar. Casos recentes em Canindé e em Itabaiana foram citados como exemplos de tragédias que poderiam ter sido evitadas. "A pessoa cai dentro de uma corrente de retorno, começa a bronco-aspirar aquela água, e daqui a pouco é mais uma afogada", explicou o Major.
A situação com crianças também mereceu atenção especial. O bombeiro destacou que a falta de supervisão por parte dos responsáveis é uma das principais causas de fatalidades envolvendo os menores. Além disso, alertou para o risco de afogamentos duplos, quando pessoas sem habilidade de natação tentam resgatar vítimas e acabam também se tornando vítimas. "Além de querer ajudar, não sabem nadar, e potencialmente mais duas vítimas vão embora", ressaltou Cordeiro.
A projeção para os próximos meses é de agravamento do quadro. O Major estima que a taxa de aumento pode chegar a 150% ao comparar os anos de 2025 e 2026, caso o comportamento da população não mude. A orientação da corporação é que banhistas procurem sempre nadar em locais monitorados por guarda-vidas, respeitem as sinalizações, se familiarizem gradualmente com regiões desconhecidas e evitem o consumo de álcool antes de entrar na água.
Fonte: Notícias |Xodó News